Cuidados na gravidez, Desenvolvimento Infantil

Tinturas e alisamento de cabelo durante a gestação: existem riscos?

Muita gente já ouviu dizer que antigamente as tinturas de cabelo continham compostos químicos mais perigosos, mas que atualmente não seria um problema as gestantes pintarem o cabelo. Será?

Enquanto não há uma resposta 100% correta, devido às poucas pesquisas na área, acho que o máximo de cautela deve ser tomado. De forma geral, se recomenda evitar qualquer tintura ou tratamento capilar no primeiro trimestre. Nesse período ocorre a organogênese (formação de todos os órgãos do bebê) e por isso o risco de malformações provocadas por agentes ambientais é mais alto. Depois desse período, o risco é relativo.

Alguns estudos já avaliaram o uso de tinturas e alisantes de cabelo por gestantes ou lactantes e encontraram um pequeno risco aumentado para desenvolvimento de determinados tipos de câncer infantil. Um trabalho brasileiro encontrou evidências sugerindo uma associação do uso desses produtos na gestação com o desenvolvimento de determinados tipos de leucemia nos bebês até os dois anos de idade. O risco para desenvolvimento de leucemia linfocítica aguda foi mais alto nas gestantes que fizeram uso ocasional de tinturas ou alisantes durante o primeiro trimestre da gestação. Também foi encontrado um risco para desenvolvimento de leucemia mieloide aguda em mães que utilizaram esses produtos durante a amamentação.

Um grupo de pesquisadores italianos avaliou o risco para desenvolvimento de neuroblastoma, um tumor cerebral, em crianças cujas mães foram expostas a diversos compostos químicos. Foram avaliadas 1044 crianças saudáveis e 153 crianças diagnosticadas com neuroblastoma. Foi encontrado um risco duas vezes maior para o desenvolvimento desse tumor nos bebês (de 0 a 17 meses) cujas mães utilizaram tinturas de cabelo durante a gestação. O interessante é que o maior risco encontrado foi com as mães que utilizaram colorações temporárias, justamente aquelas que são divulgadas como mais seguras.

Isso NÃO quer dizer que qualquer mãe que utilize tinturas terá um bebê com algum problema, mas não podemos negar que parece existir um risco! Já os alisantes deveriam ser banidos em qualquer período da gravidez e amamentação!

Artigos científicos para saber mais: Couto AC et al. Pregnancy, maternal exposure to hair dyes and hair straightening cosmetics, and early age leukemia. Chemico Biological Interactions 205(1):46-52, 2013. DOI: 10.1016/j.cbi.2013.05.012; Parodi S et al. Risk of neuroblastoma, maternal characteristics and perinatal exposures: the SETIL study. Cancer Epidemiology 38(6):686-694, 2014. DOI: 10.1016/j.canep.2014.09.007.