Desenvolvimento Infantil, Filhos

Desfrade: quais os cinco “C’s” necessários

Quais são os sinais de que uma criança está pronta para o desfralde?
Podemos agrupar os sinais em cinco CAPACIDADES necessárias e dois DESEJOS da criança:

1. CAPACIDADE de CAMINHAR sozinha até o banheiro de casa. Lembrando que no início do desfralde o adulto deve acompanhar a criança até o banheiro, levando-a a cada intervalo de tempo determinado (15 minutos, por exemplo)

2. CAPACIDADE para CONSEGUIR se estabilizar no penico, troninho ou vaso adaptado. A criança precisa ter a estabilidade necessária para ficar sozinha no vaso, tendo um apoio para os pés. O penico pode ser a melhor escolha no início, pela maior facilidade em manter a estabilidade. Caso a criança use o vaso de adulto com um adaptador, um banquinho para apoiar os pés é necessário.

3. CAPACIDADE de CONTROLAR o xixi e o cocô. Como saber se a criança está pronta? Uma boa dica é perceber que a fralda já fica seca por algumas horas.

4. CAPACIDADE de COMPREENDER comandos e regras simples sobre sua rotina diária.

5. CAPACIDADE de COMUNICAR suas necessidades. A criança já sinaliza que quer fazer ou está prestes a fazer o xixi ou cocô, através de palavras ou de gestos.

Além disso, dois facilitadores do processo de desfralde são a criança desejar agradar os pais ou cuidadores (quando sente-se feliz por ter feito algo certo) e o desejo por independência (tentando colocar e tirar sozinha suas próprias roupas, por exemplo).

O desfralde é um processo que pode ser muito simples ou então extremamente complexo e extenuante, dependendo de muitas variáveis da criança e de seus cuidadores. Os pais tem um papel fundamental nesse processo, devendo encorajar a criança a ser independente e permitindo que ela controle o desfralde no seu próprio ritmo. Um dos pontos mais importantes a termos em mente é que a criança precisa estar pronta para que o desfralde seja iniciado. Além dos sinais mencionados aqui, devemos levar em consideração a maturação biológica da criança, que garante o correto funcionamento do esfíncter anal e urinário. Esse será assunto para o próximo post.