Bebês, Desenvolvimento Infantil

Como prevenir alergias alimentares

A incidência de alergia ao ovo e ao amendoim pode ser reduzida caso a introdução desses alimentos seja realizada precocemente. Essa é a conclusão de uma revisão sistemática conduzida pela UK Food Standards Agency e publicada no JAMA.

Eu já fiz alguns posts no Instagram falando justamente sobre pesquisas que sugeriam a introdução precoce do amendoim para evitar o desenvolvimento de alergia – ao contrário do que era recomendado. Agora esses trabalhos ajudam a solidificar essa relação.

Os resultados indicam que a introdução do ovo entre os 4 e 6 meses de idade e a do amendoim entre os 4 e 11 meses ajuda a prevenir alergias a esses alimentos. Aqui valem algumas considerações:

  •  sabemos que não há benefícios gerais em iniciar a introdução alimentar dos sólidos antes dos 6 meses, por isso o ideal seria A PARTIR dessa idade o bebê já ser introduzido a esses alimentos.
  • O amendoim inteiro é perigoso por causa do risco de engasgos, então deve ser oferecido de outra forma (em pasta, panquequinhas, bolinhos, etc… mas sempre sem adição de açúcar).
  • Esses estudos mostram a relação positiva entre introdução precoce e diminuição de alergia, porém AINDA NÃO FORAM extrapolados para todas as populações. Ou seja, NÃO temos certeza se aqui no Brasil, por exemplo, ocorreria da mesma forma (apesar de a probabilidade ser grande).

O ideal é SEMPRE ter um acompanhamento profissional durante a introdução alimentar! Caso o bebê apresente algum sintoma de alergia a qualquer alimento, o profissional deve ser informado.

Outro ponto interessante é que já está bem claro que a introdução tardia do glúten não oferece proteção contra doença celíaca. Já postei sobre isso anteriormente e agora fica ainda mais evidente: tirar o glúten da introdução alimentar não irá reduzir as chances da criança ser celíaca – se ela tiver a tendência genética, irá desenvolver a doença da mesma forma. O máximo que pode acontecer é atrasar em alguns meses.

Referência do artigo científico para saber mais: Ierodiakonou D et al. Timing of Allergenic Food Introduction to the Infant Diet and Risk of Allergic or Autoimmune DiseaseA Systematic Review and Meta-analysis. JAMA 316(11):1181-1192, 2016.