Desenvolvimento Infantil

Frequentar creche melhora o desempenho infantil?

Um estudo com crianças de regiões pouco desenvolvidas na África concluiu que a maioria das crianças que frequentaram pelo menos um ano de creche apresentaram um melhor desempenho nas funções executivas – autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva, habilidades que permitem controlar pensamentos, lembrar instruções, tomar decisões, planejar e executar múltiplas tarefas.

Por outro lado, também foi encontrada uma associação entre as crianças que frequentaram creche e um discreto aumento em alterações comportamentais.

É importante salientar que esse estudo foi feito em regiões rurais e carentes, onde não existe muita cultura de estimulação ao desenvolvimento infantil em casa. Tanto que dentre as crianças que tinham mais estímulos e brincadeiras em casa, 36% delas tiveram melhores índices nas funções executivas.

Um outro trabalho mais antigo concluiu que o desenvolvimento infantil está mais relacionado com a família (qualidade de estimulação em casa e nível educacional dos pais) do que com o hábito de frequentar ou não a creche.  O interessante é que essa outra pesquisa também encontrou o paradoxo de que, apesar de a creche poder estimular o desenvolvimento infantil, também pode estar mais associada com alterações comportamentais, como bater em outras crianças, desobedecer e fazer birras.

Já um trabalho canadense de 2013 observou que dentre as crianças que estavam frequentando creche aos 9 meses de idade, o desenvolvimento cognitivo aos 3 anos foi superior, mas essa relação só foi observada nas crianças cujas mães tinham um baixo nível educacional.

Ou seja, ao que tudo indica, a creche ajuda mesmo no desenvolvimento infantil, mas se os pais souberem estimular a criança adequadamente em casa, ela não terá nenhum prejuízo em relação àquelas que frequentaram a escolinha!

Referências de artigos científicos para saber mais: Tamsen J et al. Exclusive Breastfeeding and Cognition, Executive Function, and Behavioural Disorders in Primary School-Aged Children in Rural South Africa: A Cohort Analysis. Plos Med. 13(6): e1002044, 2016.

Coté SM et al. Child Care in Infancy and Cognitive Performance Until Middle Childhood in the Millennium Cohort Study. Child Development 84(4):1191–1208, 2013.

Belsky J et al. Are There Long-Term Effects of Early Child Development 8(2):681–701, 2007.